Probióticos são microrganismos vivos – como bactérias e leveduras. Para os seres vivos, como os humanos e os pets, os probióticos têm papel fundamental na saúde digestiva. Isso porque estes microrganismos agem no trato digestivo dos animais, auxiliando no bom funcionamento da microbiota intestinal.
Os probióticos desempenham papel importante na proteção do trato digestivo contra microrganismos nocivos. Dessa forma, melhoram a digestão e função intestinal, e contribuem para a saúde geral. Os probióticos são recomendados para situações de desequilíbrio da microbiota, durante o uso de antibióticos, e para a manutenção da saúde intestinal.
Os probióticos são benéficos para a saúde dos cães e gatos. Eles auxiliam na melhor absorção de nutrientes, melhoram a digestão, promovem a regulação intestinal e ajudam a evitar a queda de pH na região.
Além disso, existem momentos específicos que os probióticos se tornam indispensáveis. A mudança de ração, por exemplo, pode provocar o desequilíbrio intestinal. O papel dos probióticos neste caso vai ser auxiliar no bom funcionamento do sistema digestivo até a adaptação com a nova ração.
Para os gatos, os probióticos são recomendados em casos de ingestão de bola de pelo, ou em momentos de estresse, como mudanças na rotina e no ambiente, que podem provocar distúrbios intestinais.
Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando o blog da Organnact!